Operações de M&A

Na esfera empresarial/financeira, as operações de M&A (Mergers and Acquisitions), ou seja, Fusões e Aquisições de empresas, têm vindo a registar um crescimento cada vez mais significativo no nosso país.

A inovação, a criação de valor e a exigência dos clientes constituem desafios permanentes para os empresários que, cada vez mais, encontram resposta através da Fusão ou Aquisição, com outra(s) empresas(s).

Na Fusão, os proprietários de duas (ou mais) sociedades decidem, em conjunto, fusionar/reunir as empresas numa única entidade corporativa.

Na operação societária de Aquisição, o património (negócio, ativos, passivos) da empresa adquirida passa a ser controlado, total ou parcialmente, pela entidade adquirente, podendo seguir-se um processo de fusão.

Objetivos de M&A

Independentemente das diferenças de estratégia inerentes à Fusão ou à Aquisição, estes dois processos apresentam os seguintes objetivos gerais comuns:
Para além dos impactos diretos nas empresas envolvidas, os processos de Fusão ou de Aquisição podem ter, em geral, efeitos positivos tanto para os stakeholders internos (acionistas/sócios, equipas de gestão, trabalhadores) como para os stakeholders externos (clientes, banca, concorrentes).

Como Atuamos

Em quase quatro décadas de atividade, a equipa multifacetada da EUROPARTNERS, constituída por qualificados gestores seniores, com vasta experiência em gestão estratégica e operacional em empresas de diferente dimensão e de múltiplos setores, acompanhou e apoiou diversos processos de M&A, em todas as suas etapas, necessidades e perspetivas.

Face ao seu vasto Network, a EUROPARTNERS presta serviços de apoio às entidades que se encontrem na posição de vendedoras, através da identificação de potenciais investidores/compradores, ou, às entidades investidoras/adquirentes, através da identificação de empresas-alvo disponíveis para venda/fusão, no seu todo ou em parte.

Consubstanciado em Mandatos de Venda, ou, Mandatos de Compra, conforme o posicionamento e objetivo do nosso Cliente.

  • No diagnóstico da situação da empresa e na preparação do seu Plano de Negócio;
  • Na avaliação de empresas, negócios e ativos;
  • Na definição da estratégia de venda que melhor responda aos objetivos do vendedor – sejam a maximização do valor da transação, a identificação de um comprador que assegure a continuidade do negócio, ou outros;
  • Na elaboração do documento (anónimo) com as informações sobre a empresa-alvo (o “Teaser”) e na compilação do package de Informação;
  • Na procura, identificação e seleção dos potenciais interessados na compra (nacionais ou internacionais);
  • Na gestão dos contactos com os potenciais compradores, no acompanhamento de Due Diligence que estes pretendam fazer, nas negociações e na avaliação das suas ofertas (não vinculativas e vinculativas);
  • No processo de negociação dos termos da transação incluindo a definição dos termos do contrato de compra e venda e termos de representações e garantias a prestar ou a solicitar.
  • Na definição do perfil da empresa-alvo que melhor se adequa às características do comprador/investidor, que potencie a criação de sinergias e que melhor responda aos objetivos do vendedor;
  • Na procura, identificação e pré-seleção das potenciais empresas-alvo;
  • Na identificação de short-list a analisar;
  • Na gestão dos contactos com os potenciais vendedores, e a partir da informação disponível, na elaboração das propostas não vinculativas;
  • No desenhar a melhor estrutura financeira para executar a transação;
  • No acompanhamento da Due Diligence a realizar às empresas-alvo, e nas respetivas negociações;
  • No processo de negociação dos termos da transação incluindo a definição dos termos do contrato de compra e venda e termos de representações e garantias a prestar ou a solicitar.

Empresas Familiares

No tecido empresarial português, as “Empresas Familiares” assumem um peso muito relevante na economia nacional e encerram, no geral, problemas muito específicos, exigindo uma abordagem particular e diferenciada.
Face a esta realidade, a EUROPARTNERS conta com uma equipa especializada na análise de Empresas Familiares, através de uma aproximação sistémica e integrada ao conjunto Família-Empresa, tendo subjacente a necessidade de criação de modelos de corporate governance, para a Família e para a Empresa, através de uma recomendada gestão autónoma entre as unidades empresariais e o património da família. Pese embora a abordagem, análise e implementação desta temática se inserirem no âmbito do Interim Management, salientamos a sua prévia relevância ao desenvolvimento de quaisquer processos de crescimento e de consolidação empresarial, nomeadamente, por Fusões, Aquisições e/ou alianças estratégicas.
Empresas Familiares
Áreas de atuação da EUROPARTNERS
EUROPARTNERS

EUROPARTNERS, há 38 anos na área da gestão empresarial